De quantos jogos de cama você precisa? Quatro conjuntos de lençol é uma boa medida. Assim, cada um será usado uma vez por mês. Se a ideia é misturar os jogos, defina a paleta de cores antes de ir às compras para conseguir combiná-los. “Uma dica é comprar lençóis brancos e fronhas avulsas estampadas”, diz Mirian Gotfryd, dona da Blue Gardenia. O edredom dupla face é uma peça curinga. “Mescle o lado liso a almofadas e lençóis estampados, e vice-versa”, indica Alberto Codonho, diretor criativo da Trussardi.
Você sabe o que é algodão egípcio? Ele virou um sinônimo de luxo e excelência quando se fala de tecidos para roupa de cama. Mas o que tem de tão especial? “A versão autêntica é cultivada nas margens férteis do rio Nilo, no Egito. O clima local garante que o algodão já nasça com fibras longas e finas, o que é determinante na qualidade final do tecido”, explica Alberto Codonho, diretor criativo da Trussardi. Tal característica possibilita um entrelaçamento maior dos fios, o que torna a trama mais macia, uniforme e resistente.
A quantidade de fios influi na qualidade? Quando você ouve falar em lençóis de 180, 200 ou 400 fios, a expressão se refere à quantidade de fios por polegada quadrada de tecido. “A norma técnica indica um mínimo de 180 fios, ou seja, 90 na trama (fios horizontais) e 90 no urdume (fios longitudinais)”, explica Alberto Codonho, diretor criativo da Trussardi. Conforme a quantidade de fios aumenta, a trama fica mais fechada, e a qualidade do tecido, superior, como nas peças de mil fios.
Comentários